.

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Microsoft sai na frente na batalha pelos televisores

Ao observar as batalhas implacáveis travadas pelas empresas de tecnologia na tentativa de conquistar novos usuários no mercado de smartphones, seria de se pensar que as pequenas telas desses dispositivos são a única arena importante em disputa. Mas tais batalhas fazem parte de uma guerra maior envolvendo três telas: smartphones, tablets e TVs.

O mais importante não será a nitidez ou o design arrojado das telas, mas sua capacidade de se comunicar umas com as outras. A mídia que será comprada ou alugada na rede, como livros eletrônicos, vídeos, jogos e músicas, deve poder fluir livremente entre esses dispositivos.

Será que já podemos vislumbrar um vencedor? Alguns poderiam apontar para a Apple, que já oferece smartphones, tablets e computadores que conversam uns com os outros. O Google está um pouco atrás, porque, embora haja numerosos smartphones usando seu sistema operacional, este é o limite do seu alcance.

Mas, na sala de estar, as duas empresas estão perdendo. A cada ano, a Apple vende um número menor de aparelhos Apple TV para a transmissão de conteúdo diretamente para o televisor. Não surpreende que os executivos insistam em chamar a Apple TV de "mero hobby". As tentativas do Google no mercado dos televisores têm sido discretas.

Surpreendentemente, a empresa que parece estar perdendo a briga dos smartphones é aquela que talvez esteja mais adiantada nesta corrida: a Microsoft. Ela tem algo que Apple e Google devem invejar. A empresa vendeu 67 milhões de unidades do seu console Xbox 360 e conta com mais de 40 milhões de membros da rede Xbox Live. De acordo com o vice-presidente de comunicação corporativa da Microsoft, Frank Shaw, o consumo de vídeos no Xbox aumentou 140% por ano desde 2008.

No início deste ano, a Microsoft anunciou que o uso do Xbox para o consumo de músicas e vídeos via streaming tinha ultrapassado o tempo investido em jogos online. Talvez a Microsoft não tenha se preparado deliberadamente para dominar a sala de estar, mas a empresa parece ter atingido este objetivo ao lançar um console de videogame que se transformou num serviço completo de streaming de vídeo, com o lançamento de aplicativos como o Netflix e o Hulu para a plataforma. O novo sistema operacional da Microsoft, o Windows 8, permite que os PCs se comuniquem com o Xbox. Um aplicativo do Windows Phone 7 é capaz de controlar e ativar as funções do Xbox.

Se as pessoas comprassem smartphones ou tablets equipados com o Windows, a Microsoft poderia se declarar vitoriosa.

O diretor de marketing da divisão de entretenimento da Microsoft, Yusuf Mehdi, disse que a empresa estava agora concentrando seus esforços na tentativa de dar mais fluidez ao funcionamento do serviço do Xbox e sua conectividade com os dispositivos móveis e a TV.

A empresa que se sagrar a campeã da sala de estar, onde a maior parte do conteúdo é consumida, pode se tornar a dona desse mercado, disse Gary Lauder, investidor especializado no segmento de televisão. A TV pode se revelar a mais valiosa de todas as telas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário